terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Difícil relação entre a fama e o desempenho

O abandono do futebol por parte de Ronaldo Nazário, o Fenômeno, nesse dia 14 de fevereiro, traz a tona, mais uma vez, a complicada relação entre o sucesso demasiado, muito dinheiro, e a continuidade na carreira. É bem verdade que o Ronaldo superou problemas físicos importantíssimos como as lesões em joelhos. E deu a volta por cima com a conquista de campeonatos importantíssimos.

Mas, a explicação para o excesso de peso no mal funcionamento da tireóide foi desastroso. Ele, Ronaldo, disse que não podia tomar hormônios para tratar a disfunção porque, segundo ele, acusaria nos exames anti dopping. E os meios de comunicação foram atrás do Dr. De Rose, uma das maiores autoridades mundiais nesse tema. E ele diz que o tratamento, nesse caso da tireóide, não seria acusado como dopping.

Então, a explicação do Fenômeno caiu por terra e fica o entendimento que o excesso de peso foi e é uma dificuldade do jogador e que ele não conseguiu superar. Vale dizer que o excesso de peso contribui, e muito, para a geração de lesões, principalmente para um jogador acima dos 30 anos. E Ronaldo está hoje com 34 anos. Sendo assim, a tese é natural, que quando se ganha muito dinheiro fica difícil equilibrar-se para uma melhor forma de agir fora dos gramados, ter equilíbrio emocional e evitar envolvimentos, por exemplo, com travestis e outras coisas mais.

E nessa área de vida particular, o Ronaldinho Gaúcho parece trilhar um caminho semellhante. Não que se envolva com travestis. Parece que não é este o caso. Mas, o desempenho dele, Ronaldinho Gaúcho, dentro do campo, está muito abaixo na comparação com o que ele mesmo já apresentou nos jogos.

Ele está com 30 anos e, parece, seguir os passos do Nazário, aumentando de peso e, aos poucos, se despedindo do futebol e deixando muito distante a imagem de melhor do mundo que já foi. Uma pena. Tanto um como outro, se tivessem um pouco de zelo maior pela conduta fora de campo, ainda nos dariam, por mais alguns anos, as belezas plásticas de suas jogadas maravilhosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário