quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Brasileiro, na Irlanda, acena para recessão na Europa

O portoalegrensa Márcio Duarte está desde o ano passado em Dublin, na Irlanda do Norte. Conversei com ele pelo Facebook e disse que a Europa vive um período de dificuldade econômica e até em recessão. Este ambiente econômico não tem sido mostrato para nós. Abaixo, transcrevo, na íntegra, o nosso bate papo.

Marcio Fraga Duarte diz
ooo Flaviao, buenas tche
Flávio Valente diz
Tudo meu?
Estás na Irlanda, é isso? em que cidade mesmo?
Marcio Fraga Duarte diz
Exato
estou na capital
Dublin
Flávio Valente diz
Em dublin
Posso publicar esta nossa conversa no meu blog?
O endereço é valentenews.blogspot.com
estou no começo do blog
Marcio Fraga Duarte diz
claro
Flávio Valente diz
por enquanto só a família está acessando e olhe lá
como é a vida aí? O que fazes como um Porto Alegre que morava no bairro Bom Jesus?
Portoalegrense, quero dizer
E como é a vida aí? O que fazes? O transporte coletivo é legal? Tu te adaptaste bem? Já falas bem o english?
Marcio Fraga Duarte diz
Eu vim com o intuito de fazer um curso de ingles
o qual eu fiz de abril a setembro aqui
nesse meio periodo consegui um emprego de cleaner no verao europeu aqui
la por junho
Flávio Valente diz
E o teu trabalho aqui, já estavas como carteiro
Marcio Fraga Duarte diz
num periodo que eles chamam de extremamente "busy"
Flávio Valente diz
cleaner é limpador. limpador de que?
Marcio Fraga Duarte diz
trabalho na UCD, uma das universidades daqui de Dublin
University college Dublin
Flávio Valente diz
muito ocupado
Marcio Fraga Duarte diz
acredito que seja a principal daqui
Flávio Valente diz
legal
Marcio Fraga Duarte diz
eu trabalhei os ultimos anos de barman
na MOOVE producoes
www.mooveproducoes.com
Flávio Valente diz
sabe tudo de drinks então
e o teu trabalho nos Correios como ficou?
Marcio Fraga Duarte diz
hoje a maior empresa no ramo de entretenimento pra eventos do sul do pais
Flávio Valente diz
Do sul do pais daí?
Marcio Fraga Duarte diz
nao nao
de porto alegre mesmo
Flávio Valente diz
ah beleza.
Tem representação aí em Dublin
Marcio Fraga Duarte diz
eu tive que sair
por que nao consegui conciliar com a faculdade
assim que passei na UFRGS fiz um semestre trabalhando e estudand
fazia uma cadeira da faculdade as 7:30 da manha e depois da aula ia correndo pro correio
saia de la e ia voando pra fazer mais uma cadeira da faculdade as 19:30
fiz isso por um semestre
depois disso vi que realmente minha prioridade era a universidade federald
federal
Flávio Valente diz
o que estavas fazendo na urgs
Marcio Fraga Duarte diz
depois de quatro anos tentando quando finalmente passei optei pelos estudos
Educacao Fisica
Flávio Valente diz
legal
Marcio Fraga Duarte diz
ae ja um pouco antes de sair dos correios comecei a trabalhar de barman
Flávio Valente diz
Aqui em Porto mesmo
Marcio Fraga Duarte diz
nos finais de semana, o que consegui conciliar tranquilamente com os estudos da faculdade nos dias de semana
exato
praticamente comecei a empresa a dono
O kadu Molina
comecamos com tres pessoas a empresa
em marco de 2007
Flávio Valente diz
Blz. E agora ficas por aí ou tens previsão de retorno ao Brasil? Estás com a Faculdade trancada?
Marcio Fraga Duarte diz
hoje a equipe conta com algo em torno a 60 ou 70 funcionarios atendendo ao Rio Grande do Sul inteiro, santa catarina e algumas festas tambem no uruguai
Flávio Valente diz
Que show
Não tão precisando de jornalista....
brincadeira
Marcio Fraga Duarte diz
heheh
estao meio em recessao por aqui neh
grecia
italia
espanha
portugal
irlanda
o bloco digamos que esta meio instavel ultimamente
Flávio Valente diz
então vem para o Brasil meu. Estamos a mil....
Marcio Fraga Duarte diz
Irlanda recebeu um apoio de algo em torno a 90 bilhoes de ajuda economica no final do ano passado
Flávio Valente diz
Esta informação de recessão por aí não está chegando aqui
Marcio Fraga Duarte diz
o que ja se reflete no aumento dos precos aqui
Flávio Valente diz
tive em roma em novembro passado e achei os preços bem interessantes na comparação com o nosso Real
Marcio Fraga Duarte diz
sim sim
com certeza
tive amigos que voltaram a pouco pro Brasil
so reclamam
Flávio Valente diz
e tu vens, ou ficas mais um tempo por aí?
Marcio Fraga Duarte diz
tudo muiiito caro
aqui realmente tu tens uma qualidade de vida muito boa
por mais que recebas um salario minimo
supermercado
roupas
gasolina
viagens entre europa
Flávio Valente diz
diriges por aí?
Marcio Fraga Duarte diz
eu fui pra escocia por dez euros
ida e volta
Flávio Valente diz
duzentos e 50 pilas nossos
um pouco mais
Marcio Fraga Duarte diz
alugamos um carro algumas vezes e viajamos pelo interior aqui
nao nao
10 euros
vinte e cinco reais
escocia ida e volta
entao realmente se da vontade de ficar
tudo muito seguro e tranquilo
Flávio Valente diz
ah sim. nossa tri barato mesmo
Marcio Fraga Duarte diz
mas eu volto sim tenho que terminar a faculdade que deixei trancada
coisas do tipo nike, adidas, zara
Flávio Valente diz
e aí voltará com um inglês legal. isso já é muito bom
Marcio Fraga Duarte diz
tudo muito acessivel
tu ves a realidade nos proprios pubs irlandeses
onde medicos, advogados e cleaners
bebem e se divertem juntos
nao tem tanta discrepancia
Flávio Valente diz
o que é cleaners então?
limpador mesmo
Marcio Fraga Duarte diz
limpador
eu entrei no verao
trabalhando de housekeeping
especie de camareiro
Flávio Valente diz
what is this?
Marcio Fraga Duarte diz
entraram em torno de 50 a 70 pessoas
Flávio Valente diz
oh yes
Marcio Fraga Duarte diz
no verao, de tao corrido que era
no final do contrato de verao la por setembro
acabaram renovando o contrato com alguns
pra continuarem no trabalho
Flávio Valente diz
legal
Marcio Fraga Duarte diz
ficaram seis pessoas
primeiramente de todos aqueles
eu fui um deles junto com outro gaucho ae e porto que veio comigo pra ca
pra limpar as areas em comum das residencias estudantis
escadas, elevadores. halls
Flávio Valente diz
Tens falado com o Chico que está na Italia, em Turim, me parece?
Marcio Fraga Duarte diz
nao muito frequente
mas de vez em quando trocamos uma ideia
estamos na negociacao de uma visita ou eu la ou ele ca
pra nos vermos e pagarmos as rodadas de aniversario que estamos em divida um com o outro
Flávio Valente diz
E o pessoal do Movimento, tens algum contato por aí?
Beleza
Marcio Fraga Duarte diz
logo que cheguei eu mandei um email
pro focolare que eu tinha daqui
mas acabamos nao conseguindo nos encontrar
gostaria muito de ter mantido um contato
coisa que ainda tem tempo com certeza
logo que cheguei mandei o email em italiano, ja que era bem melhor que meu ingles
Flávio Valente diz
Agora está melhor o inglês
Marcio Fraga Duarte diz
sim sim
com certeza
aprendi ainda meia duzia de palavras em alemao, frances, espanhol
a facilidade de se estar na europa nos permite certos "luxos"
Flávio Valente diz
Bah, vai voltar um POLI
glota
Tchê, nos falamos em outras vez. Vou resumir um pouco o nosso passo e vou colocar no blog com o endereçoa http;//valentenews.blogspot.com
Marcio Fraga Duarte diz
beleza Flaviao
valeu pelo privilegio
Flávio Valente diz
Imagina. Uma alegria conversar contigo.
Grande abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário