domingo, 3 de abril de 2011

Reinaldo Gabardo e a excelência no atendimento

Então atenção à receita de bolo para a “excelência no atendimento ao cliente” na prática:
1. Pegue folha de papel, lápis e borracha.
2. Escreva como título: “Excelência no Atendimento na minha pizzaria, farmácia, hotel, consultório médico, etc.”, obviamente conforme de seu ramo de atividade.
3. Após, em tópicos, descreva todos os pontos que você pressupõe que seus clientes valorizem toda vez que se dirigem a sua empresa com intenção de compra.
4. Separe estes tópicos em dois campos: PESSOAL (inerentes a pessoas que atendem, uniformes, pró-atividade, senso de urgência, educação, informações oferecidas, clareza de comunicação, apresentação pessoal em geral, etc.) e ESTRUTURAL (espaços, decoração, móveis, conforto, limpeza, estacionamento, segurança, infraestrutura em geral).
5. Se você é profissional liberal sem escritório formal, o raciocínio é o mesmo. Sua estrutura será pasta, as roupas, o automóvel, o celular, o notebook, a caneta, a agenda, etc, tudo o que o cliente observa com atenção em suas visitas, e você muitas vezes acha que ele não dá importância.
6. Ao lado de cada tópico acrescente a avaliação:
Superou ( ) Não superou ( )
Por quê? _____________________________.
7. Agora a parte mais difícil. Escolha um ou mais concorrentes e vá visitá-lo(s) “como cliente”, avaliando os tópicos descritos. É a fase mais difícil, porém( ) mais importante. Lembre-se que na vida, quanto mais difícil, melhor, pois nos tornamos únicos, menos pessoas fazem.
8. Quanto mais concorrentes você conhecer, mais completa será sua pesquisa;
9. Se você é funcionário da empresa, faça esse teste para crescer como profissional.
10. Se você é o empresário, faça para ensinar a seus funcionários, assim como os olheiros fazem para embasar as estratégias em jogos de futebol pelo mundo todo.
11. Aprenda com as informações tabuladas e faça muito melhor do que seus concorrentes. Qual a relação deste texto com o tema MARCAS? Faça uma reflexão: Quanto vale a marca “Cirque Du Soleil”? Totalmente diferenciados, surpreendem a todo instante, alcançam o equilíbrio em suas trocas cobrando valores de ingresso altíssimos em seus shows e possuem carteira de clientes garantida para os próximos anos. Uma organização que dificilmente será copiada em seu segmento, única.
Quem diria, uma empresa fundada por um artista circense que fazia pequenas demonstrações nas calçadas de Montreal, como alguns fazem nas esquinas da nossa cidade.
Veja outros temas curiosos em: www.consultoriadeideias.com.br
BOA SORTE !

Nenhum comentário:

Postar um comentário